Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O VERDADEIRO AMIGO URSO


Na minha juventude eu tinha dois grandes amigos que, apesar de não ter mais contato hoje, os mantenho no coração. Um se chamava Ferreira e o outro Urso. Todos os meus amigos eram bebedores de cerveja, mulherengos e farristas, sem exceção. Inclusive este autor que vos escreve!!! Porém, com o andar da carruagem, cada um seguiu seu caminho mas sem perder o hábito de zoar uns com os outros sempre que possível.

De todos nós, Urso era o mais peralta e Ferreira o mais comportado. Tão comportado, que quando pode abriu uma igreja e foi pregar. Urso não perdoava toda vez que nós nos encontrávamos. Como sempre, quando estávamos num bar contando vantagem, Urso sempre tinha que dar uma agulhada em Ferreira:

- E aí, irmão!!! Pegando todas as ovelhinhas???

Ferreira ficava vermelho de raiva e vergonha mas mantinha a linha sempre respondendo citando passagens e testemunhos.  Todos na mesa caíam na risada e alguém dizia:

- Irmão Ferreira, para cima de nós??? kkkkk

Um belo dia, Urso foi visitar Ferreira de manhã bem cedinho, colocou um sonífero muito forte no café do Ferreira e quando ele apagou de vez foi para a igreja no lugar dele para fazer uma pregação que com certeza seria um escândalo.

Chegando lá, a igreja estava lotada. Urso que é dentuço e tem os dois dentes da frente quebrados em suas peripércias (imaginem a figura), entrou pelo corredor central, parou lá na frente, pegou o microfone e disse:

- Como o Irmão Ferreira está adoentado, eu, Irmão Urso, vim substituí-lo. Vocês podem sentar porque hoje falaremos sobre o tema "SEXO ANTES DO CASAMENTO".

Começou um tremendo burburinho dentro da igreja, os mais jovens riam e cochichavam enquanto as mais idosas sacudiam a cabeça negativamente e comentavam uma com as outras a indignação sobre o tema. Só que Urso não contava é que a igreja estava lotada porque a autoridade maior daquela igreja ia lá naquele dia fazer uma visita e por uma benção divina, a autoridade entrou na igreja ladeado por um monte de asseclas e beatas antes que Urso começasse sua maluca pregação.

Quando ele viu aquilo perdeu o rebolado. A autoridade foi lá para frente, pegou o microfone e disse:

- Como eu já havia anunciado, deixaremos aqui o Irmão Zenóbio para pregar para vocês e eu e o Irmão aqui ao meu lado (apontou para o Urso) iremos para nossa clausura de sete dias para refletirmos sobre os rumos de nossa igreja.....e saiu carregando o Urso pelo braço, que postava em seu rosto um belíssimo sorriso amarelo.

Na clausura, que era em uma chácara isolada no interior do Estado do Rio de Janeiro, distante de tudo. Na viagem, Urso dormiu o tempo todo para não ter que conversar com a autoridade que sentou ao seu lado. Bem, na verdade, Urso fingiu que dormia para pensar como sairia daquela enrascada.

Chegando na chácara foram todos para o grande quarto coletivo rezar um pouquinhoe todos ficaram muito impressionados com a devoção do Irmão Urso que rezava calado e chorava copiosamente pensando na lambança que havia feito e como se safar dela.

Depois dessa demonstração de profunda fé, a autoridade religiosa abriu o almoço comentando em um microfone aquela demonstração de total entrega do Irmão Urso. Anunciou que havia mudado a pauta e que o evento seria aberto pelo Irmão Urso para que ele pudesse darum testemunho sobre aquele momento tão lindo ocorrido na reza antes do almoço.

Durante todo o almoço Irmão Urso se manteve concentradíssimo para a admiração de todos mas na realidade ele estava era desesperado sem conseguir pensar como sairia daquele imbróglio que havia se metido. Comeu três ervilhas e bebeu meio copo de água. Se tivesse whisky ele tinha entornado uma garrafa.

Na hora da abertura do evento, como não conseguiu fugir e nem pensar em nada o jeito foi pegar o microfone e dizer:

- Meus queridos irmãos.............e desmaiou. Ele não tinha outra saída!

O bafafá foi geral, o maior tumulto do mundo e afinal levaram o Irmão Urso para um hospital na cidade mais próxima, vestiram nele aquela roupa que deixa a gente de bunda de fora e puseram um soro com tranquilizante. No meio da madrugada Irmão Urso conseguiu fugir do hospital com aquela roupa e voltou a pé para o Rio, onde chegou quatro dias depois.

Só não sei contar para vocês como ele desfez toda essa confusão porque naquele evento, à revelia, Irmão Urso foi eleito por aclamação ampla geral e irrestrita novo líder orientador e autoridade máxima daquela igreja.

Não preciso dizer que Urso e Ferreira nunca mais se falaram, só sei que hoje Urso muda de calçada toda vez que tem que passar na frente de uma igreja, seja lá de que religião for!!!

Escrito por  Helio Faria Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário