Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ASSASSINARAM O PORTUGUÊS


Eu não sou um mestre em escrever e falar nossa tão difícil língua  mas pelo menos me esforço para me aprimorar a cada dia lendo bastante e escrevendo bastante com os olhos sempre voltados para o corretor ortográfico de textos.
 
Mas tem algumas pessoas, que falam errado, escrevem errado e não adianta você tentar corrigir, porque além de não adiantar nada, essas pessoas costumam ficar bravas e às vezes até param de falar com você.
 
Certa vez, uma das babás de minhas filhas, que estava dando comida para elas deixou o garfo cair no chão, me viu entrando na cozinha e me pediu:
- Seu Helio, dá para o Sr. pegar um GAUFO limpo na gaveta, porque este aqui caiu no chão?
Eu polidamente e para evitar que minhas filhas crescessem falando daquele jeito, lhe corrigi.
- Não se fala GAUFO, está errado.....e antes que eu continuasse, ela se levantou, colocou as duas mãos na cintura e com um risinho de deboche, me retrucou:
- Se GAUFO está errado, como é o certo???
- GARFO, respondi.....ela riu e me retrucou de novo:
- Não é não, o certo é GAUFO.
Conclui que onde ela vivia, todo mundo falava GAUFO e ela havia aprendido a falar assim, por isso achava que eu estava errado e ela certa. Bem, no fim ela aprendeu a falar certo e espero que tenha ensinado aos outros.
 
Outra coisa que muita gente fala errado e chega a doer nos ouvidos é este clássico:
- Estou gorda, preciso comer MENAS comida!
 
Isso é para revirar o Aurélio da tumba. Criatura de DEUS, MENAS não existe, não complique nossa língua que já é tão complicada. Diga "menos", "menos, "MENOS". Aliás, tem coisas que eu não entendo. Por exemplo, porque casa se escreve com "s" e não com "z" se existe a letra com som próprio. É uma regra que algum doido criou para dificultar o aprendizado da língua, especialmente pelos pobres estrangeiros.
 
Outra clássica mancada é quando alguém responde uma pergunta sua com; - Aí vareia!!! Dá vontade de pegar este ser vivente pelo colarinho e sacudir bastante até ele falar certo. Repete comigo: - Aí, varia, AÍ VARIA! Enquanto você não falar direito eu não paro de sacudir!!!
 
 Com o passar dos tempos essas pessoas, muito criativas, vão disseminando novos erros ardidos. Outro dia em meu trabalho, fui devolver uma caneta a uma colega de trabalho, porque eu precisava escrever um texto para ela e estava sem caneta. Essa amiga é culta, formada, estudiosa e grande leitora diária e eu lhe agradeci: - Muito obrigado!
 
E ela me respondeu na lata: OBRIGADA EU.....

Senti vontade de pular pela janela e só não o fiz porque a janela tinha grades e estávamos no térreo.
Fiquei desorientado sem saber o que fazer e ela pensou que eu estava passando mal andando apressadamente de um lado para outro e mordendo os lábios para não gritar: - OBRIGADA EU NÃO EXISTE, ESTRUPÍCIO, DIGA "EU QUE AGRADEÇO" OU QUALQUER OUTRA MELECA, MENOS OBRIGADA EU!!!

Bem, eu não fiz nada disso, apenas saí da sala suando frio. Eu sei que não vou corrigir o mundo, mas pelo menos, três dicas ficam aqui e se no texto eu escrevi alguma coisa errada, não precisa me sacudir, nem gritar comigo nem me chamar de estrupício. Fale com doçura que eu entendo e me corrijo.
 
 Escrito por Helio Faria Junior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário