Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A ALEGRIA, O ORGULHO E A SOLIDÃO



Em um belo dia ensolarado, caminhavam por uma estradinha no meio de um bosque, a Alegria, o Orgulho e a Solidão.

Alegria, com toda sua simplicidadesorria para tudoreparava e curtia o som do vento, o cheiro da mata e os bichinhos da floresta. Mesmo nos momentos mais difíceis da estrada, era Alegria que conseguia contornar tudo e fazia com que todos seguissem adiante.


Orgulho caminhava altivo, de nariz bem empinado, todo arrumado e cheiroso. Encantador aos olhos dos incautos. Era todo sabido, falava o tempo todo e tentava sempre ofuscar suas parceiras nessa estrada, a quem hipocritamente desprezava, apesar de latentemente morrer de inveja da Alegria.


Solidão, filha do Orgulho, maltrapilha, de olheiras profundas e despenteada, vinha logo atrás dele e cabisbaixa só enxergava o chão e resmungava o tempo todo. Por esse jeito de andar, ela vivia tropeçando e batendo a cabeça. Não havia um único dia que Solidão não se machucasse.


Orgulhoem meio às suas falsas demonstrações de sabedoria e bem estarvirou-se para a filha e disse:


- Você nem parece minha filha. Olhe bem para mim, todo bonitão para os olhos de todo mundo enquanto você está aí devagar quase parando. Levante essa cabeça, ou vou deixar você na casa de sua tia Tristeza!


E Solidão respondeu:


- Eu acharia ótimo, tenho mesmo muitas coisas em comum com a tia Tristeza, mas enquanto não chegarmos lá eu vou seguindo seus passos, logo atrás do senhor. Eu acho, pai, que eu e o senhor vamos acabar ficando lá na casa dela.


Orgulho, então querendo demonstrar sua superioridade, disse:


- Melhor apertar o passo porque vai chover e trovoar daqui a pouco e eu quero deixar logo essa menina na casa da tia porque apesar dela vir sempre atrás de mim, ela abaixa o meu astral e eu não posso decepcionar meus admiradores que crescem vertiginosamente a cada dia.


Alegria não se abalou e vendo o diálogo entre aqueles dois parentes de mau agouro, que não conseguiam sequer ver a beleza do dia, disse:


- Aqui nos separamos. Vocês sigam o seu caminho porque se eu continuar nele, não vou chegar onde quero e como combinei de encontrar com minha tia Felicidade e vou pegar este atalho aqui. Não se preocupem comigo porque enquanto vocês vão encontrar bem rapidinho a Tristeza eu vou em busca da Felicidade, como faço todos os dias de minha vida.


Entenda quem quiser!!!


Escrito por  Helio Faria Junior

2 comentários:

  1. Que lindo compadre! Eu te admiro cada dia mais...é verdade que quanto mais atividades melhor fica o nosso raciocinio...parabéns o seu sempre surpreendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado comadre por suas palavras tão doces. Obrigado por tudo!!! Bjo

      Excluir