Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de março de 2012

O DIREITO DE NÃO ENVELHECER



          Se eu ainda tivesse paciência para sentar em uma sala de aula eu iria fazer um mestrado sobre envelhecimento. Poderia até ficar meio deslocado porque a indústria da educação transforma meninos com idade entre 20 e 30 anos em Doutores e Mestres. A experiência deles pesa umas dez gramas, mas os diplomas, pesam uns cem quilos. Mas isso é outro caso.

          Me parece que existe um marco mutante na vida que estabelece se uma pessoa é velho ou não. Meu pai com 40 anos era velho, pelo menos aos nossos olhos de meninos. Hoje, me dou conta que não somos nós que ficamos velhos. São as outras pessoas que, de certa forma, nos obrigam a nos sentir velhos.

          Bravamente resistimos, mas depois que você passa dos cinqüenta anos, tudo que acontece com você, o taxam de velho. Vejam bem, você vai andando na rua, se tropeçar com menos de cinqüenta anos ágüem vai dizer:

- Preste mais atenção por onde você anda!!! Você está muito destraído!!! Estava pensando na sua vizinha, é¿ Está com a cabeça no mundo da lua??? Quem foi o idiota que deixou essa madeira no meio da calçada???

          Se tiver mais que cinqüenta anos, o que vão dizer?

- Velho não pode andar sozinho. Tenha mais cuidado, senão vai cair, quebrar um osso e dar trabalho para os outros. Coitado, a visão já está falhando!!!

          E dor nas costas. Esta é cruel! Se você sentir com menos de cinqüenta anos, vai aparecer um gaiato para dizer:

- Viu o que dá não ir na academia¿ Viu o que dá ficar o dia inteiro sentado com a postura errada¿ Viu o que dá dormir em colchão ruim¿ Você dormiu na sala hoje¿

          Mas, se você já passou dos cinqüenta, o mesmo gaiato vai dizer:
- Velho é assim mesmo, cada dia dói em um lugar!!!

          E na cama, aí é para detonar o coitado. Com uma pessoa de menos de cinqüenta anos, a parceira com certeza vai dizer:

- Isso já aconteceu antes? Você anda muito tenso!!! Eu avisei para você não beber tanto!!! Daqui a pouco a gente tenta novamente, não fique preocupado!!!

          Mas se o infeliz tiver mais de cinqüenta anos, coitado, vai escutar o que quer e o que não quer:

- Eu sabia que você não ia dar conta!

          Quem sabe daqui há alguns anos essa idade passe para os 79 , 80 ou acabe. Mas hoje, se você já passou dos cinqüenta, não tussa, não tropece, não broche e não se esqueça de nada porque vão lhe taxar de velho decrépito.

          Se você é mulher e está aí rindo, se prepare porque com vocês, a coisa é ainda mais cruel!!! Para essas mesmas pessoas que destroem o moral de um homem a cada instante, mulher que tem mais de 40 anos e sente calor, não tem escapatória: MENOPAUSA!!!

          Por favor, nós temos o direito de não envelhecer!!!

Escrito por Helio Faria Junior

3 comentários:

  1. rssss...
    Ainda falta um remoinho pra eu chegar aos 50, mas a pressão já existe... rss...

    Moacir.

    ResponderExcluir
  2. Imagina depois dos sessenta!!! Cê senta e espera... rsrsrsrs
    Helô :)

    ResponderExcluir
  3. Mas este é o perfil da sociedade que construímos...estar "velho" significa ruim, quebrado, acabado..enquanto deveria ser homenageado, pela experiência adquirida, pelo amadurecimento, pela razão, e por tantas outras coisas boas que são simplesmente ignoradas!

    ResponderExcluir